Curiosidades...

Com a volta do blog, voltam as curiosidades. A de hoje, fala sobre um animalzinho que por muitas vezes  fica "atrás da orelha": A PULGA. Desta vez, foi desvendado o SEGREDO DA PULGA.
Para os que não têm o habito de ler este blogueiro, meus comentários pessoais em notícias de outros, sempre estarão em uma cor diferente da do post; neste caso, AZUL.

Cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, resolveram o mistério de como pulgas saltam tão longe e tão rápido. (Não sei porque resolvi postar isto... mas...)
Estudos anteriores já haviam revelado que a energia necessária para catapultar uma pulga a uma distância 200 vezes maior do que o comprimento do seu corpo, tinha sua origem em uma estrutura elástica, semelhante a uma mola, presente no organismo do inseto.
Filmagens feitas com câmeras capazes de capturar objetos se movendo em alta velocidade revelaram que o segredo está na forma como as pulgas usam suas pernas traseiras – como alavancas de múltiplas partes. 
‘Finalmente descobrirmos que as pulgas não pulavam se estava escuro’, explicou Sutton. ‘Então, desligávamos as luzes, posicionávamos a câmera para colocar a pulga no plano (de filmagem), acendíamos a luz e a pulga saltava’. (Sabia que as pulgas realmente eram artistas de circo)
Esse ‘efeito alavanca’ permite que as pulgas pressionem suas patas no chão e a liberação repentina da ‘mola enrolada’ projeta o inseto para a frente e para cima, afirmam os cientistas na revista científica “Journal of Experimental Biology”.
Mais informações sobre a pulga:
Pulga é o nome comum dos insetos sem asas da ordem Siphonaptera. As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a Peste Bubônica (
Lá no Caruá, conhecida como Peste "bObônica").
Elas afetam normalmente animais de estimação, como o gato, o cachorro, entre outros. Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasitas sanguíneos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.
O tamanho de uma pulga dependendo da espécie pode chegar a 5 mm de comprimento.
Fonte: G1 / Wikipédia / Você Sabia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escócia: País Violento.

Divagações...