Redes Sociais

Partindo do conceito, as redes sociais são formas de compartilhamento de informações, gostos e idéias entre usuários com os mesmos gostos e estilos. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Se partirmos para a sociedade real, mais próxima de nós (podemos imaginar, por exemplo o universo das pessoas que estão lendo meu blog agora), mais de 90% participa de uma rede social ao menos (Twitter, Orkut, Facebook, MySpace, Linkedin...).
Vejo com preocupação alguns aspectos relacionados a isto. O primeiro, diz respeito a privacidade. Afinal de contas, se não tivermos certos cuidados, expomos quase todo o nosso cotidiano nestas danadas redes sociais. "Eles" sabem onde estamos, o que gostamos de fazer, de vestir, sabem dos nossos amigos, nossos parentes, enfim, estamos sob vigilância total.
Minha intenção ao postar isto, não é de desestimular as pessoas a usarem, mas de mostrar que devemos ter precauções sobre o que postamos ou escrevemos nestas famigeradas redes de informação, para não cairmos em armadilhas virtuais ou até mesmo reais.
O segundo aspecto que comento aqui, é o da segurança. Quando falamos em internet, temos que ter a consciência de que estamos em um universo inseguro, onde qualquer pessoa, por mais bem intencionada que esteja, pode se corromper, se "contaminar" ao clicar em um simples link que apontaria (ao menos é o que o link indicava) para um inofensivo video. Como os mundos (Real e Virtual - Como na Matrix) estão muito próximos um do outro, dada a nossa dependência das redes sociais e da internet, temos que salvaguardar ao máximo o que compartilhamos e preocupar-se com o que e como acessamos a internet.
Ter um bom Antivirus e um Firewall, não são suficientes para um ataque de "Engenharia Social", onde pessoas induzem outras a tomarem atitudes no mundo cibernético que podem levá-las a problemas reais.
Então, precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Sejam espertos!!
Por este, é só!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escócia: País Violento.

Divagações...