Dietas Mirabolantes

Pensando nas leitoras (pois elas pensam muito mais em dietas que nós homens), posto este texto sobre dietas e seus perigos.

Muitos radicalizam para conquistar um corpo esbelto, apostando em dietas extremas ou jejum prolongado. E o resultado é a saúde em risco por falta de nutrientes. Dietas sem orientação médica deixam o organismo mais suscetível a doenças por deficiência no consumo de minerais. Num déficit vitamínico, o corpo fica em estado de fadiga..

Algumas das consequências mais comuns dos regimes radicais são: tonturas, fraqueza, anemia, queda de cabelo, irritabilidade e desmaios. Arritmias cardíacas e lesões neurológicas, como perda de memória, também podem ocorrer, assim como transtornos alimentares (anorexia, bulimia, compulsão e ortorexia). Pessoas com esses transtornos buscam uma imagem de beleza inatingível, e mesmo aqueles que estão na faixa ou abaixo do peso ideal, se sentem gordos. Esses transtornos devem ser tratados por equipe multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos e nutricionistas.

O tratamento para emagrecimento deve ser de médio a longo prazo. Um programa de reeducação alimentar, levando em conta o estilo de vida, é fundamental. Com um regime que se adapte ao organismo da pessoa, ela perderá peso sem perder a saúde.

A velocidade certa para emagrecer com saúde varia um pouco para cada pessoa. Para perder peso com saúde é preciso seguir uma dieta equilibrada. Não adianta um menu enxuto que privilegia a proteína ou carboidratos. É preciso consumir a quantidade certa de cada grupo alimentar.

Entre as dietas mágicas estão os famosos shakes, que talvez sejam as grandes estrelas entre para a perda rápida de peso. Segundo a nutricionista Lucila Diniz, consultora da revista Men’s Health, o shake deve ser um coadjuvante no processo de perda de peso. É importante lembrar que para manter o peso é preciso que a dieta continue pelo mesmo período de tempo que foi necessário para perdê-lo.

Outra dica: apenas reduzir a quantidade de comida no prato não é suficiente. A atividade física é tão importante quanto comer de modo balanceado. Na guerra contra a balança, esta união faz a força. Não fique sem comer frutas, saladas verdes e sopas.

E mais importante ainda: valorize-se. Não se deixe levar pelas regras da ditadura do peso. Emagreça para se sentir e viver melhor e não apenas para caber naquela roupa da moda (essa vale para as leitoras do blog).

Fica a Dica!

Por esse, é só!

Fonte: Saúde e Força e Viva Viver

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escócia: País Violento.

Divagações...