Futebol : Paixão Nacional

Nós brasileiros (ao menos a grande maioria das pessoas do sexo masculino que conheço), desde pequenos incorporamos o futebol como parte da nossa rotina. É aquele negócio: bola pro menino, boneca pra menina. Por mais que os presentes estejam se tornando mais diversificados, haverá sempre um momento que um destes dois presentes será oferecido.

Como todo bom brasileiro, não posso deixar de mencionar a importância do futebol no meu cotidiano. Funciona exatamente como uma paixão: coração acelera, temos alternados momentos de raiva e amor extremo, choramos, sorrimos, enfim, vivemos exatamente como uma paixão deve ser vivida: Intensamente.

Minha particular situação, transcende o lado de ser meramente torcedor do meu clube de coração. Fui mais além e faço parte da Diretoria do Clube Náutico Capibaribe, fato do qual me orgulho muito.

Quando escolhemos torcer para um Clube de Futebol, não torcemos simplesmente pelos jogadores, pelos membros da diretoria, pelas pessoas que estão por lá; torcemos pelo Clube, pelo simbolismo que tem a agremiação. Pessoas passam e a entidade permanece. Não sou daqueles torcedores que simplesmente desistem quando a situação é adversa ou que abaixam a cabeça. Costumo ter otimismo de sobra, acreditar nas pessoas, acreditar na minha paixão desmedida.

Sei que muitos dos amigos que lerem este texto, irão identificar-se, sob algum aspecto com o que eu escrevi, sei que também haverá pontos de discordância. Mas a vida é assim. Não haveremos de fazer com que todos sigam um mesmo rumo, compartilhem da mesma opinião... senão o mundo ficaria completamente sem graça.

Mas de uma coisa tenho certeza: Todos os que lerem e que torçam por um time de Futebol (mesmo não sendo do Náutico), amam de paixão. Vivem, sofrem, torcem. Tem em suas veias sangue correndo, nas cores do time que escolheram. É dessa paixão que vos falo. É desse sentimento, que para mim é inesgotável e que por vezes pode ser irracional, que me refiro.

Ser torcedor é viver sempre apaixonado!!!

Por este, é só.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escócia: País Violento.

Divagações...