Torcidas Organizadas: Uma Opinião

Histórico e Definição

Torcida organizada é a denominação dada a uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil e no mundo. A maioria das torcidas brasileiras são uniformizadas, ou seja, seus membros usam roupas com a marca da própria torcida.

No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi o São Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo — foi a primeira torcida uniformizada do Brasil. A torcida era conhecida por ser muito entusiasmada e por fazer comemorações por conta própria com serpentinas e confetes. Ela esteve presente, por exemplo, na Inauguração do Estádio do Pacaembu em 1940. O Sport Club Internacional, Vicente Rao escreveu as mais belas páginas na história, em 1940 criou a primeira torcida organizada do Rio Grande do Sul, hoje, Camisa 12; em seguida a Charanga do Flamengo, fundada em 1942, por Jaime de Carvalho, durante a realização de um Fla-Flu disputado no Estádio de Laranjeiras. Posteriormente, em 1944, foi criada a Torcida Organizada do Vasco da Gama, se caracterizando como a primeira torcida organizada nos moldes atuais da sociedade.

Durante os jogos, as torcidas organizadas utilizam diversos tipos de materiais, entre eles; bandeiras de grande porte, bandeirões, faixas com o nome da torcida e fogos de artifício. Dentro das torcidas organizadas há uma estrutura de hierarquia, os cargos mais importantes são: presidente, vice-presidente e tesoureiro. Na maioria das vezes esses cargos são remunerados, são pagos com a renda obtida das mensalidades pagas pelos membros e pela venda de produtos ligados à torcida. Essas torcidas criam gritos de Guerra e músicas para exaltarem seus clubes e implicarem a torcida adversária.

Uma Opinião

As Torcidas Organizadas no Brasil, quando analisadas inicialmente, são sempre associadas a violência, criminalidade e atos ilícitos. Alguns dos seus membros, realmente se travestem de torcedores e criam uma imagem negativa vinculada. Mas, como em todo contexto social, há pessoas que realmente são Torcedores Organizados. Aqueles que vão à campo com a pura intenção de apoiar incondicionalmente seu time de coração vestidos com as cores de sua torcida. Estes sim, devem ser aplaudidos e incentivados. As últimas medidas do Ministério Público, que são previstas pelo Estatuto do Torcedor, no que diz respeito ao cadastro dos membros de torcida organizada, e ao repasse deste mesmo cadastro as Polícias. Com esta atitude, os verdadeiros beneficiados, serão os próprios membros das organizadas, pois retirarão, aos poucos, o estigma que foi atribuído e a socieade em si, não terá que temer por sua seguridade ao se deparar com estas pessoas.

Fonte: Organizadas Brasil, Wikipedia



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escócia: País Violento.

Divagações...